16 de ago. de 2011
Você sabe o que é Marketing Viral?
Texto abaixo feito por @reinaldocirilo
Neste último sábado eu ministrei uma aula sobre redes sociais e campanhas na internet e falei de um assunto bem interessante, que vem rodeando nós consumidores e usuários da rede com mais frequência do que imaginávamos – Marketing Viral.
Para iniciar, eu posso dizer que é um tema apaixonante, mais uma raiz do Marketing, um desdobramento de ações antigas, mas que com o advento da internet chegou na sua plenitude de uso e de engajamento por parte do público em geral.
No Wikipédia tem uma explicação muito interessante sobre o tema: “técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia”
E o vírus e a epidemia devem ocorrer exatamente como acontece com as “doenças”. O vírus invade teu metabolismo, vai se espalhando, seu corpo luta contra aquilo, mas por vezes, acaba vencido…
De uma maneira nem tão dramática, o Marketing Viral, tem a função de se espalhar dessa maneira.
Nós consumidores e usuários, acabamos nem entendo de onde pegamos o “maldito” vírus, mas ele acaba te dominando, e você passa para a namorada, para o amigo, para sua família, que porventura acabam espalhando para muitos outros e isso vira uma bola de neve.
Campanhas inteligentes e fantásticas, acabam indo para a frente, fazendo sucesso, de uma maneira bem sútil, muito pouco institucional (guarde a marca para o gran finalle).
A grande sacada aqui é facilitar o acesso ao conteúdo e uma ajudinha para espalhar.
Ai vocês me perguntam, mas isso começou depois das mídias sociais? Não meus amigos, essas ações Virais já acontecem há muitos anos.
Você se lembra daquelas correntes de oração, que nós recebíamos em colégio, por carta? Ou ainda daquelas antigas correntes, que eu morria de medo que começava da seguinte maneira “:
“John um funcionário de uma multinacional americana, super bem de vida, casado, recebeu essa corrente. Ele não acreditou que deveria repassar para 10 amigos e sua esposa morreu dois dias depois em uma acidente. Já o William empresário, não só recebeu a corrente, como repassou para mais de 100 colegas, e 1 semana depois, fez o pedido e ganhou na loteria”….kkkk
Isso também era Viral, não tão organizado (e nem entendo com que finalidade), mas atingia em cheio nós pessoas comuns e chegavam via cartas, e muitas famílias, não pagavam pra ver.
Com essas características, os Virais foram aprimorados por grandes agências e marcas e se tornararam uma ferramenta animal para se divulgar no Marketing Digital.
Muitos cases de sucesso vem surgindo, com baixo investimento e com muito retorno (o contrário acontece com mais frequência inclusive).
Nessas ações 3 pontos são chaves:
1 – Criar uma campanha bem interessante (e-mail marketing, ação no Facebook, Vídeo no YouTube)
2 – Espalhe de maneira sútil. Utilize as armas e redes que possuí.
3 – Busque caçadores de novidades, para fazer com que sua mensagem chegue a receptores atentos
E para ser efetiva, quais são as dicas…?
-Tem que ser livre, sem custo nenhum de visualização
- Fácil para espalhar
- Utilizar redes já existentes
- Ação tem que ser única e interessante
E quer ver uma ação histórica?
Olha essa da Nike ai embaixo, que inaugurou a nova era do Marketing Viral:
http://www.youtube.com/watch?v=GsPtxwYwvO4&feature=player_embedded
Parece fácil?
Nenhum conteúdo, não importa o quanto brilhante, instigante ou divertido seja é naturalmente viral. Para que isso aconteça precisa da aprovação do público…
A maioria das ações virais de impacto tem em comum:
1- Envolvimento do Público
2 – Objetividade (3 a 5 segundos para entreter e envolver)
3 – Relevância
4 - Utilidade para o Público (divertir e informar)
Dá uma olhada nesse ai da Volkswagen, que é um dos meus favoritos:
http://www.youtube.com/watch?v=R55e-uHQna0&feature=player_embedded
Show, não é?
Teve também o maior case do Brasil esse ano…Pôneis malditos…pois é, aquilo é um Viral da melhor qualidade (mas vou poupar vocês, pois a música não saí da cabeça).
E pessoas comuns, também fazem Virais?
Claro, lembra da Banda Mais Bonita da Cidade? Aquele vídeo deles com a música Oração (que já enjoou, fala sério) foi um puta case maravilhoso, para se entender um pouco mais sobre o que estamos falando (também vou poupar meu amado leitor).
Temos cases brilhantes e cabeças incríveis pensantes, que criam maravilhosas ações.
Mas, infelizmente não é só pegar uma câmera de vídeo e sair fazendo gracinha que o teu vídeo vai Viralizar. No You Tube milhares de vídeos são postados por minuto e poucos passam de 1.000 visualizações.
Por isso, estude, planeje, pense nos problemas e correções, gestão de riscos na internet sempre alerta…e só me resta desejar boa sorte.
(FONTE AMO MARKETING)
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário